Elden Ring Nightreign – Impressões do Teste de Rede

Elden Ring Nightreign, spin-off oriundo do incrível Elden Ring, foi anunciado meses atrás e pegou completamente a base de fãs dos jogos da FromSoftware e sua fórmula “soulslike” de surpresa. Tivemos a oportunidade de participar de seu primeiro teste de rede e temos algumas informações bacanas para dividir com vocês. Só vem!
É necessário jogar Elden Ring para jogar Elden Ring Nightreign?
Não, não é. Porém, ter experimentado os jogos da FromSoftware, principalmente o próprio Elden Ring antes, é interessante. Mas, Elden Ring Nightreign é um jogo STANDALONE, ou seja, é um jogo próprio, com própria história e mecânicas, mesmo sendo um “soulslike” em essência e oriundo de seu antecessor. No jogo, você joga partidas ONLINE e em co-op com mais duas pessoas, que podem ser de sua lista de amigos ou pessoas randômicas que já estão esperando na fila para a conexão. Essa nova proposta, era uma série de jogos, que focou na experiência solitária de cada jogador.
Quais as plataformas que o game estará disponível? Quando é o lançamento oficial?
Elden Ring Nightreign está com o lançamento previsto para 30 de Maio de 2025 e estará disponível nas seguintes plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X e Series S, Microsoft Windows. A versão testada foi a do Playstation 5.
Como funciona o jogo?
Testei o jogo por 4 horas seguidas, e creio que a proposta do jogo, dependendo de como for o suporte da FromSoftware e os eventos previstos para “apimentar” a experiência, será uma das experiências mais particulares dos jogos atuais. Aqui, você não cria seu personagem, a classe, personalizações diversas e parte para um mundo hostil. Em Elden Ring Nightreing, você vê a combinação das propostas básicas de Elden Ring com um outro estilo muito querido pelos jogadores que gostam de desafios: O ROGUELIKE!
No que foi liberado para o teste de rede, começamos o jogo dentro de uma Catedral/Biblioteca que funciona como um HUB. Neste local, aparentemente podemos utilizar/forjar alguns itens que podem nos ajudar em cada partida e, encontrar as pessoas online para nos unirmos nas caçadas. A partir do momento que iniciamos a busca, o jogo vai nos unir com mais duas pessoas da lista de espera e assim que encontradas, o jogo nos dá a opção para escolher um personagem para jogarmos. Para este teste, forma liberados 4 personagens: Um Tank, uma Assassina, um Guerreiro e um mago. Estão previstos 8. Assim que os personagens são escolhidos, vemos uma “cutscene” de passáros gigantes levando nosso grupo para o mapa da partida.

Cada corrida de Nightreign é estruturada como um ciclo de três dias, com cada dia de jogo levando cerca de 15 minutos para ser concluído. No início do primeiro dia, você pode escolher praticamente qualquer direção para correr com a equipe, marcando no mapa para destacar pontos de interesse para o resto do seu esquadrão para matar oponentes, coletar recompensas e materiais, utilizar fogueiras para subir de nível e outras coisas mais. Mas, conforme o dia se aproxima da noite, o espaço em que você pode operar se estreita, e você está sujeito a ser morto por uma chuva ácida se ficar enrolando por muito tempo além do perímetro do círculo, que encolhe rapidamente (tipo como é em Fortinite).
Quando este “anel” de perímetro está em seu menor tamanho, uma luta de chefes é desencadeada, e você e sua equipe têm que derrotar este oponente para finalizar a caçada e coletar suas recompensas, para se preparar para as próximas. Estes chefes são randomizados, assim como os próprios mobs que você mata durante o ciclo do dia. Mas, se preparem, pois para enfrentar estes chefes e sobreviver, você e sua equipe devem estar muito bem equipados e com nível suficiente para aguentar o embate. Portanto, o sucesso para vencer nas caçadas de Elden Ring Nightreign, depedem completamente do trabalho em equipe e do bom uso de tudo que é coletado, além de principalmente, uma boa comunicação. Outro detalhe, é que cada personagem tem um ataque/habilidade especial temporizada, que deve ser usada em momentos específicos para ajudar o time ou enfrentar oponentes. Esse aspecto, vai forçar jogadores a tentar formar melhores combinações de personagens para passar por cada caçada.

Assim que o chefe é derrotado, a noite se vai e o segundo dia começa. Novamente, é essencial que o grupo se comunique bem para avançar no mapa subindo de nível e se equipando para o próximo ciclo da noite e uma nova batalha com outro chefe, assim também no próximo dia/noite. O interessante, é que conforme se joga mais o jogo e se encontra uma sinergia com outros jogadores ou amigos, a equipe se torna mais uníssona e mais desafios no mapa por ciclo podem ser descobertos/desbravados, tornando a fase de enfrentar os chefes muito mais fácil. Quem sabe no futuro, isso tenha algum tipo de rank mundial dos melhores times e seus tempos? O jogo tem tem tudo para entregar esses desafios.

Basicamente, foi o que fiz nestas 4 horas. Joguei todas as caçadas com desconhecidos que o jogo colocou no grupo. As primeiras 2 ou 3 partidas não foram muito satisfatórias pela novidade e o pessoal estava aprendendo o jogo. Mas depois de mais ou menos uma hora, eu e um pessoal já estávamos finalizando o ciclo dos 3 dias com dificuldade. Perto do término do teste, consegui uma run incrivelmente rápida. É interessante a randomização que o jogo gera no mapa, pois podemos ver desde oponentes novos, como oponentes e Chefes conhecidos do próprio Elden Ring nas partidas. Existem também vários segredos escondidos no mapa, como poções, runas e itens. Será que seu grupo encontrará tudo?
E os aspectos técnicos de Elden Ring Nightreing?
Os gráficos são os mesmos de Elden Ring, no mesmo padrão de filtros e texturas dos games da FromSoftware. Tá tudo bem bonito! A música, como sempre, É INSANA! Não tem como não entrar no clima com a trilha sonora. Achei o jogo bem responsivo e rodando bem liso. Houve um ou outro momento de framedrop, mas foram momentos quase imperceptíveis, pois o jogo meio que te pressiona a correr pelo tempo e não ser pego pela chuva ácida. A jogabilidade é responsiva demais, o que é o grande trunfo da modalidade “soulslike” e todas os quatro personagens são muito legais de se jogar. No dia que fiz o teste, não tive tantas dificuldades de encontrar times, mas houveram duas partidas com desconexões do servidor não só dos parceiros de time, como uma foi de mim. O jogo diz que há uma penalidade por desconexão proposital, mas da minha parte não foi e creio que não foi dos colegas de time também, e esta penalidade não ocorreu.

Conclusão final
Para quem é fã de Elden Ring ou até mesmo do gênero “soulslike“, Nightreing vai ser uma nova experiência. É algo realmente novo, juntando dois aspectos dos games atuais que funcionam muito bem. Porém, reforço que a FromSoftware vai precisar ficar bem em cima da comunidade para concertar bugs, balanceamento e colocando novos desafios/recompensas/eventos para tornar o jogo mais duradouro. Inclusive, o que falei sobre Ranks, seria muito bacana de ocorrer, pois há um aspecto competitivo gigantesco. Quem sabe, até com eventos! Mas isto, depende muito mais da FromSoftware do que dos players. Quem vai encarar o jogo, são os fãs em primeiro lugar, e depois a leva que vai chegar para conhecer. O Jogo vai precisar se adapatar a tudo isso, para sobreviver. Confesso que após 3 horas fazendo a mesma coisa, começou a cansar um pouco, mesmo com as randomizações. Portanto, novidades devem ser constantes para garantir a durabilidade do título.
Então é isso pessoal, obrigado à galera da Theogames e à Bandai Namco pela confiança, nos proporcionando a chance de participar deste teste.
E vocês? Estão empolgados para jogar Eden Ring Nightreing? Deixem nos comentários para nós e também, não deixem de ouvir nosso podcast sobre jogos, o CrossoverGames.